Clube Recreativo – colaboração criativa

Com percursos e formações base diferentes, Raquel e Teresa conhecem-se em 2015 aquando da frequência do mesmo mestrado, reconhecendo desde cedo formas de pensar e objetivos de trabalho comuns.

Começam a colaborar de uma forma informal no desenvolvimento de ideias e projetos na área da cultura, sendo #garanteolugar o primeiro projeto idealizado de raiz no âmbito do Clube Recreativo – Colaboração Criativa, nome da parceria entre as duas.

Raquel Pinhão

Formada em Publicidade e Marketing pela ESCS e em Relações Públicas pela U.Independente (1998).

Conclui (2017) o mestrado em Estudos de Cultura da Universidade Católica Portuguesa com a tese “Colaboração enquanto processo de criação artística” e em 2019 a Pós-Graduação em Estética e Estudos Artísticos na FCSH da U. Nova de Lisboa.

Inicia a sua atividade profissional em 1998 com um percurso de quase 10 anos na agência de publicidade Initiative do Grupo IPG. Com um interesse especial pelo trabalho de construção de novos modelos e formas de comunicação, inicia na mesma agência o departamento de ativação de marcas e em 2003 integra a equipa de lançamento do Rock in Rio-Lisboa.

Entre 2007 e 2015 faz parte da expansão do Rock in Rio assumindo a direção de marketing das edições em Espanha, Portugal e EUA.

A partir de 2016 dedica-se à consultoria de Sponsoring e Parcerias na área da Cultura colaborando neste momento de forma permanente com o IndieLisboa, a Culturgest, o Festival MEXE, a Plataforma Parallel, entre outros.

É partner d’A Pequena Galeria, espaço dedicado à exposição e  divulgação da fotografia.

linkedin
raquel@garanteolugar.pt

Teresa Pinheiro

Licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras, concluiu o mestrado em Gestão Cultural pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica. A sua dissertação, The Exhibition as Knowledge Production, estudou e questionou o desenvolvimento da exposição de arte contemporânea enquanto forma de produzir conhecimento, explorando processos de colaboração, participação e mediação.

É nestas áreas que continua a sua investigação enquanto trabalha em produção cultural. Fez parte das equipas de produção/logística de eventos como o Festival Silêncio, The School of Live Conference, Eurovisão, Rock in Rio e Sol da Caparica, e foi responsável pela comunicação e pelo programa de residências do Hangar – Centro de Investigação Artística. Atualmente trabalha na coordenação da convenção do MIL – Lisbon International Music Network, onde organiza as atividades de formação e do programa profissional do festival.

linkedin
teresa@garanteolugar.pt

Colaboram também neste projeto

Sara Cunha
assessoria imprensa

Licenciada em Comunicação Social, tem vindo a desempenhar funções nas áreas de comunicação e produção cultural desde 2010.

Foi ao longo de 4 anos responsável pelo gabinete de comunicação da CTL, desenhando a estratégia de comunicação online, media e institucional dos vários projetos. Desde Janeiro de 2017 que trabalha como freelancer em produção e comunicação tendo colaborado com projetos como o IndieLisboa, a Galeria Zé dos Bois, Maus Hábitos, o Fest – Festival Novo Cinema, Novos Realizadores, o Mucho Flow, o Cine’Eco Seia, Curtas de Vila do Conde, o Porto/Post/Doc, o Tremor e o Milhões de Festa. Colaborou também na produção do MIL e da Rádio Silêncio, integrado no festival com o mesmo nome.

Tem também a seu cargo a comunicação de bandas nacionais e de outros projetos na área do cinema e da performance.

linkedin
saracunha@gmail.com

Rui Guerra
design gráfico

Mestre em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e licenciado em Design pela Universidade de Aveiro, tem trabalhado como designer de comunicação em projetos nacionais e internacionais.

Como designer tem colaborado com entidades como o IndieLisboa, a Zero em Comportamento e Oasis Backpackers, entre outros.

Criou, em 2009, o projeto de ilustração e edição Monsieur Komodo, onde a temática animal está frequentemente presente. Publicou Aqui Habitam Fantasmas (2013), Shades of Birds (2017), Caderno Nocturno (2017), Seven Layers of Solitude (2018) e Lista Negra (2019).

portfolio
rui@melro.net